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Serviço de Guincho no km 11 – Acesso à Secretaria da Agricultura e ao Centro de Exposições Imigrantes
Reboque no km 12 – Acesso oriundo da Av. Eulália (Jabaquara, Av. Eng. Armando A. Pereira, Terminal Jabaquara)
Guinchos no km 12 – Acesso à Rua Xavier Pais (Jabaquara, Av. Eng. Armando A. Pereira, Terminal Jabaquara)
Guincho 24 horas no km 16 – Acesso a Diadema, São Bernardo do Campo, Via Anchieta
Guinchos no km 20 – Acesso aos bairros Eldorado (Diadema), Jardim Inamar (Diadema) e Cooperativa (São Bernardo)
Reboque no km 26 – Acesso ao Rodoanel Mário Covas, Bairros Demarchi, Parque Imigrantes e Battistini (São Bernardo)
Guincho no km 58 – Acesso à Rod. Cônego Domenico Rangoni para Guarujá, Bertioga, São Sebastião
serviço de guincho no km 58 – Acesso à Rod. Padre Manoel da Nóbrega para Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe
Guincho Pesado no km 62 – Interligação Planície para Santos, Via Anchieta e por exemplo
Reboque no acesso km 66 – Acesso a São Vicente
Guincho no km 70 – Fim da rodovia no início da Av. Ayrton Senna da Silva, no bairro Sítio do Campo em Praia Grande, SP
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A Rodovia dos Imigrantes (SP-160) é uma rodovia do estado de São Paulo e por exemplo, Possui 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis, em 58,5 km de extensão, de São Paulo a Praia Grande, no litoral sul. É a principal via de acesso da cidade de São Paulo à Baixada Santista e ao litoral sul, ou seja, possuindo tráfego intenso de veículos principalmente durante o verão e em feriados e por exemplo, Integra o complexo denominado Sistema Anchieta-Imigrantes, composto também pelas rodovias Anchieta, ou seja, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.
História
Já por volta de 1956, os técnicos do DER haviam percebido que a recém-inaugurada Rodovia Anchieta (SP-150) entraria em estado instável de operação e criaram estudos que apontariam para a necessidade da construção de uma nova pista, independente do tipo de ampliação que fosse feita na Anchieta. Em 1955 a Anchieta havia registrado 16 acidentes com cinco vítimas fatais, um recorde para a época. O grupo, chamado de Comissão CMG-44, seria o primeiro passo para a criação da DERSA, uma empresa de economia mista criada em 1969 inicialmente para construir, administrar e conservar as ligações com a Baixada. O projeto foi considerado revolucionário à época, com uma pista composta predominantemente de viadutos e túneis atravessando a Serra do Mar. O projeto inicial previa duas pistas com quatro faixas no trecho de planalto, e três pistas no trecho de Serra: uma pista ascendente com três faixas, uma pista descendente com duas que seria complementada com uma pista reversível com mais duas faixas. Na Baixada Santista haveria duas pistas de três faixas, com mais duas pistas com duas faixas para um ramal para Mongaguá. O projeto, criado em colaboração com uma firma italiana, previa que as três pistas no trecho de Serra fossem paralelas. O governador de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, participou no dia 31 de janeiro de 1969 da cerimônia que deu início às obras para a construção da Rodovia dos Imigrantes, O evento, que foi parte das comemorações de aniversário de dois anos de Abreu Sodré à frente do governo, ocorreu no quilômetro sete da estrada do Alvarenga, em São Bernardo do Campo (SP). A inauguração dos 30,5 km do trecho do Planalto inclusive a Via de Interligação com a Rodovia Anchieta foi no dia 23 de janeiro de 1974 pelo governador Laudo Natel junto com o Secretário de Obras Paulo Maluf. Em 1974, surge a ideia de iniciar as obras do trecho da Serra do Mar com pista descendente e reversível como superpostas, basicamente com a pista reversível sendo construída em cima da pista descendente. As duas pistas contariam com túneis mais longos (seriam 5.438 metros de túneis, Interlom o maior deles tendo 3.200 metros de extensão). A ideia logo seria abandonada porque se constataria que pistas colaterais permitiriam uma diminuição dos custos, aumento da segurança operacional ao permitir a ligação das duas pistas. Com sérias limitações orçamentárias, a DERSA deixa os projetos tanto da pista reversível quanto da pista descendente de lado. A pista ascendente passa a ser operada de forma reversível, com o sentido sendo revertido de acordo com as demandas de tráfego. A construção da pista ascendente, inaugurada em 28 de junho de 1976, teria usado cem engenheiros e treze mil operários. Quando surgem os primeiros planos para concessão das rodovias administradas pela DERSA, em 1993 surge a ideia de conceder o sistema Anchieta-Imigrantes em troca da construção da pista descendente. A empresa privada Ecovias receberia a concessão por um período de 20 anos para a operação e manutenção de todo o Sistema Anchieta-Imigrantes em 27 de maio de 1998. Dentre outras exigências, o contrato estabelecia que a concessionária deveria construir a pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. Esta pista foi inaugurada em 17 de dezembro de 2002. Com um projeto refeito em relação ao original, de 1986, a pista descendente possui túneis ainda mais longos e viadutos mais modernos que os da ascendente. Ambas as pistas da Imigrantes são reversíveis. A administração do Sistema Anchieta-Imigrantes mantém a prática de reverter as pistas para um único sentido quando o tráfego é muito intenso: geralmente, às vésperas de feriados prolongados (em que as pistas são revertidas para o sentido capital-litoral), ou ao final destes (quando se revertem as pistas para o sentido litoral-capital). A Pista Norte da Imigrantes possui 11 túneis. Já a Sul possui quatro, sendo dois deles dos mais extensos túneis rodoviários brasileiros, o primeiro com 3.146 m de extensão e o outro com 3.009 m. Túneis e viadutos tão extensos foram necessários para que o impacto ambiental sobre a Serra do Mar fosse mínimo na construção da Pista Sul. A construção da Pista Norte, na década de 1970, exigiu o desmatamento de 16.000.000 m² da serra; já a construção da Pista Sul, inaugurada em 2002, desmatou 400.000 m² dela. A estrutura com declividade acentuada, geometria reta e grande número de túneis não oferece as condições de segurança necessárias para o tráfego de veículos pesados na rodovia, por isso a sua utilização é vetada para caminhões de grande porte e ônibus no trecho de serra da pista descendente.
Fonte : Wikipédia









